Proposta Pedagogica

Ensinando para a vida.

Aspectos Filosóficos

O Colégio Castro Alves acredita em alguns princípios que definem sua proposta pedagógica como algo salutar no processo educacional do aluno.

A educação baseia-se na formação de cidadãos críticos, solidários, autônomos e comprometidos com o bem comum. Para tanto, acreditamos que pode e deve possibilitar a capacidade de compreensão das relações do ser com a natureza, cultura e sociedade.

O conhecimento não pode ser visto como algo situado fora do indivíduo, nem algo que o indivíduo constrói independentemente da realidade exterior, das demais pessoas e de suas próprias capacidades pessoais. É antes de mais nada, uma construção histórica e social na qual interferem fatores de ordem cultural e psicológica.

No processo de interação, o sujeito constrói representações próprias que aos olhos de um outro pode parecer incoerente, mas faz sentido para o sujeito. As ideias equivocadas, construídas e transformadas ao longo do desenvolvimento são expressões de uma construção inteligente do sujeito.

Para que a aprendizagem significativa possa acontecer é necessário envolvimento do aluno com a aprendizagem, o empenho em relacionar o que já se sabe com o que está aprendendo, em usar instrumentos adequados para alcançar maior compreensão.

Nesta sistemática, os alunos passam à condição de sujeitos desta construção e os educadores tornam-se indispensáveis mediadores entre as necessidades dos educandos e o conhecido. A ousadia para colocar problemas, buscar soluções e experimentar novos cominhos, vai depender da necessidade e vontade de aprender. Possibilitamos a construção da autonomia, do exercício de liberdade a partir de marcos éticos como cooperação, solidariedade, respeito pelas diferenças culturais e pessoais, fundamentos esses, básicos para o exercício da cidadania.

Assim, identificar as necessidades cognitivas e as características de nossos alunos são os primeiros passos para articular conhecimentos científicos, filosóficos, tecnológicos e artísticos que respondam a tais necessidades, instigando e alimentando outras necessidades e o prazer pela descoberta.

Nosso trabalho está alicerçado numa prática crítica, histórica e democrática. Temos uma visão de currículo ampla, onde o educando tem possibilidades de interagir com o mundo em sua plenitude.

Dessa forma, o Colégio Castro Alves rejeita a reprodução do saber como uma finalidade em si pretensiosamente neutra, proporcionando condições de integração social e política. As relações dialógicas subjacentes a esta concepção, demandam que nós tenhamos espaço para o estudo e reflexão que propiciem a comunidade escolar uma efetiva participação em seu cotidiano e em seu gerenciamento.